Miguel Lopes

Miguel Lopes

Assembleia Geral

Licenciado em Ciências Farmacêuticas é Pós-graduado em Administração Hospitalar e em Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública. Percurso Profissional: Ao longo do seu percurso profissional de mais de 25 anos exerceu funções de Gestor de acesso ao mercado na Industria Farmacêutica, foi Administrador Hospitalar no Centro Hospitalar de Setúbal e na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e Farmacêutico Hospitalar em hospitais nacionais e internacionais. Colaborou como formador e orientador em múltiplos cursos de formação profissional pré e pós-graduados.Actualidade: É no presente Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

Inês Espírito Santo

Licenciada e Doutorada em Serviço Social, especialidade em Mediação Familiar.

Assistente Social Hospitalar no CHULC. Professora Auxiliar Convidada no ISCTE-IUL.

Anabela Mascarenhas

Especialista em Farmácia Comunitária (2018) pela Ordem dos Farmacêuticos; Mestrado Integrado em Ciência Farmacêuticas, com tese em DPOC [2011] na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra; Licenciatura em Ciência Farmacêuticas: ramo de Análises Químico-Biológicas [1987] e equivalência em Farmácia de Oficina e Hospitalar [1989] na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Sofia Sobral

Sofia Sobral

Assembleia Geral

médica especialista em Medicina Interna, Assistente Hospitalar na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

Adelaide Belo

Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna Coordenadora do Programa de Gestão de Caso da Unidade Local Saúde do Litoral Alentejano Presidente de Direção da PAFIC - Associação Portuguesa para a Integração de Cuidados.ACSS-Unidade de gestão do acesso

Cátia Gaspar

Licenciatura em Enfermagem, Mestrado em Gestão da Saúde e Pós Especialização em Administração Hospitalar. Administradora Hospitalar no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte

Carlos Russo

Carlos Silva Russo Médico Especialista em Medicina Geral e Familiar
Assistente na USF Conde de Oeiras – ACES Lisboa Ocidental e Oeiras

Mónica Santos

Mestrado em Enfermagem na área de especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica
MBA em Gestão e Administração de Serviços de Saúde
A frequentar Curso de Especialização em Administração Hospitalar (2019-2022)
Enfermeira responsável da Equipa de Gestão de Altas da ULSLA; Enfermeira de ligação da Equipa de Gestao de Caso da ULSLA

Vanessa Ribeiro

Coordenadora do Planeamento e Inovação na Administração Central do Sistema de Saúde, tendo integrado diversos grupos nacionais e internacionais relacionados com a integração de cuidados e os cuidados centrados na pessoa.
Doutorada em Saúde Pública (ramo Economia da Saúde) e mestre em Gestão da Saúde, ambas pela Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Francisco Gentil.
Tem participado enquanto oradora em diversas conferências nacionais e internacionais e é co-autora de publicações

Joana Seringa

Doutoranda na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa. Mestre em Gestão da Saúde, é licenciada em Enfermagem e tem um Pós-graduação em Controlo de Gestão e Finanças Empresariais pelo ISEG.
Exerce funções como gestora dos Blocos Operatórios e do CRI de Traumatologia Ortopédica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
As suas principais áreas de interesse são a saúde digital, saúde baseada em valor, e financiamento e modelos organizacionais.

Odete Alves

Odete Alves

Conselho Fiscal

Enfermeira Mestre em Saúde Pública

Micaela Monteiro

Micaela Monteiro é perita internacional em telessaúde e saúde digital. É médica, assistente graduada, em Medicina Interna. Formou-se na Universidade Heinrich-Heine em Dusseldorf e especializou-se na Alemanha, Reino Unido e Portugal. Dirigiu serviços de urgência durante mais de 10 anos. Neste contexto, Micaela e a sua equipa ganharam o Prémio de Qualidade de Maria Amélia de Mello. Frequentou o Programa de Alta Direcção do Sector da Saúde da AESE Business School e é pós-graduada em Gestão de Informação e Business Intelligence em Saúde pela NOVA Information Management School. Trabalhou nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde como Directora do Centro Nacional de Telessaúde e Centro de Contacto do SNS, SNS 24. Entre outros projectos, liderou as concepções do Plano Estratégico Nacional de Telessaúde e do canal digital do SNS 24. Micaela participou em vários projectos explorando a Inteligência Artificial nos cuidados de saúde, entre outros com o Instituto Fraunhofer, e apoiada pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia. Ela partilha a sua experiência como
• Membro da lista de peritos da OMS para a saúde digital.
• Key Expert para a telessaúde e saúde digital colaborando com a Comissão Europeia, o Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento e a OCDE.
• Oradora em conferências nacionais e internacionais
• Docente convidada no ensino pré- e pós-graduado
• Membro do Conselho Editorial da Revista Telehealth and Medicine Today
• Membro do Conselho Científico do Global Summit Telemedicine & Digital Health Desde Janeiro de 2020, ocupa o cargo de Chief Medical Officer para a transformação digital na CUF. É também diretora clínica da CUF Digital.