Newsletter Maio

Maio 14, 2023 Por miguel.bruno.moreira@gmail.com

III ENCONTRO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DE CUIDADOS

Lisboa – FML dias 22 e 23 de setembro de 2023

 

 

A PAFIC vai realizar o III Encontro Nacional de Integração de Cuidados (ENIC III). O tema deste ano é: “Fazer acontecer e acrescentar valor”

Embora a decisão política seja importante, a integração de cuidados não se faz por despacho, mas é um caminho que as instituições, as comunidades e os profissionais têm de percorrer, tendo em vista uma (re)organização da prestação de cuidados que responda às verdadeiras necessidades das pessoas, dos seus cuidadores e dos profissionais, a custos sustentáveis (Quadruple Aim – IHI).

Numa altura em que a tutela estrategicamente decidiu apostar na criação de mais Unidades Locais de Saude, este tema terá necessariamente de ser debatido no ENIC III.

Assim, no 1º painel, ouviremos experiências de outros países cujo modelo organizacional tem por base a integração de cuidados – Galiza e Reino Unido, este com um modelo que se assemelha ao que designamos de Sistemas Locais de Saude (Integrated Care Systems) e fazer um ponto de situação do que se passa no nosso país.

No painel II teremos conhecimento de projetos que estão a acontecer em Portugal. O critério de seleção teve por base apresentar várias dimensões que abarcassem diferentes temas e instituições, cujo trabalho acrescenta valor aos resultados em saude.

Discutiremos ainda a implementação de ULS, focando no que considerámos fatores críticos de sucesso: Formação dos profissionais, Liderança, Coordenação Clínica, Ferramentas digitais.

A Direção da PAFIC e a Comissão Organizadora do ENIC III decidiram que era a altura de se medir aspetos da integração de cuidados no nosso país, para que possamos avaliar a sua evolução.

Assim vamos aplicar várias ferramentas de avaliação:

  • O IEXPAC (Catalunha)- em parceria com o ISCTE e a Associação Nacional de Cuidadores Informais – avaliação da experiência auto-reportada das pessoas com doença crónica e dos seus cuidadores
  • Questionário D´Amour – Avaliação interprofissional da colaboração entre diferentes tipologias de cuidados
  • 1º Inquérito Nacional PAFIC sobre Integração de Cuidados

Por fim daremos a conhecer os vencedores dos Posters e da 2ª edição do Integrated Care Award, neste caso resultante da votação do júri e do publico.

Como consideramos que a capacitação dos profissionais é determinante para a integração de cuidados, reservámos o dia anterior para a realização de Workshops que desenvolvem temas que serão tratados no dia 23.

Assim serão debatidas as seguintes temáticas: Como medir Valor em Saude; a importância da Geoespacialização; a Comunicação do profissional com as pessoas como fator determinante; e porque devemos apostar na  Co-produção.

Contamos consigo para Fazer Acontecer o ENIC III e Acrescentar Valor á causa da Integração de Cuidados

A Comissão Organizadora – Adelaide Belo; Cátia Gaspar; Carlos Russo; Hugo Mendonça; Inês Espírito Santo; Joana Seringa; Monica Santos; Vanessa Nicolau; Vanessa Ribeiro; Vera Almeida