Os projetos a candidatar deverão refletir uma abordagem que assuma a perspetiva da pessoa com doença, dos cuidadores, família e comunidade como participantes e beneficiários dos serviços e cuidados de saúde.
Esta edição do ICA, introduz uma nova reorganização no que concerne às categorias dos prémios a atribuir. Assim, os projetos candidatos deverão inserir-se numa das seguintes categorias:
Transformação digital (Iniciativas que utilizem as tecnologias digitais para a integração eficiente da prestação de cuidados com foco na centralidade nas pessoas)
Transformação organizacional (Iniciativas que otimizem os processos, que reorganizem a prestação de cuidados e/ou que promovem a equidade e o acesso aos cuidados, com foco na centralidade nas pessoas)
Governança colaborativa e parcerias (Iniciativas que promovem colaboração real entre setores - saúde, social, autarquias, IPSS, associações)
O principal objetivo do ICA é reconhecer e apoiar projetos de Integração de Cuidados que estejam operacionalizados no terreno, com provas dadas que acrescentam valor na resposta às necessidades das pessoas. Servir de motivação e incentivo a outras iniciativas das instituições ou dos profissionais, para que iniciem o caminho dos cuidados centrados nas pessoas.
Podem candidatar-se ao ICA, projetos nacionais desenvolvidos e implementados na área da Integração de Cuidados, por organizações públicas, socias ou privadas, isoladamente ou em parceria, oriundos de todo o território Continental e Arquipélagos da Madeira e Açores
Conheca o Júri aqui
A disponibilizar
Término do prazo a 22 de Agosto de 2025