PAFIC

Portuguese association for integrated care.

INTEGRAR+

O programa INTEGRAR+, iniciativa da PAFIC, desenvolvida pela Lean Health Portugal e com o apoio da Roche, continua a impulsionar inovação e integração de cuidados de saúde em Portugal. Nesta edição, recebemos 22 candidaturas, das quais foram escolhidas 12 iniciativas de excelência, focadas em tornar a gestão das ULS  mais eficiente e centrada no utente.


📍 Projetos selecionados:
👉Consulta de Enfermagem de Hospital de Oncologia Médica – IPO Coimbra

👉IPO+Próximo – IPO Porto

👉Cuida+ – ULS Arrábida

👉Clínica de Insuficiência Cardíaca (CLIC) – ULS Matosinhos

👉 Capacita+ em Urologia – ULS Arrábida

👉Equipa de Gestão da Saúde dos + Velhos (EGS+V) – ULS Coimbra

👉 Movimenta+ em Casa – ULS Coimbra

👉Unidade de Alcoologia da ULS São José – Polo H. Júlio de Matos

👉Equipa Comunitária de Saúde Mental da Infância e Adolescência – ULS Trás-os-Montes e Alto Douro

👉Equipa “Respirar Bem, Viver Melhor” – ULS Alto Minho

👉Equipa do Plano IADem de Ponte da Barca – ULS Alto Minho

👉(Re)Concilia – Projeto de Integração e Reconciliação Terapêutica – ULS Litoral Alentejano




💡 Com abrangência nacional, estes projetos estão a ser implementados em várias regiões, promovendo um futuro mais sustentável para a saúde.

O Programa INTEGRAR+

Destinado a projetos de Integração de serviços e cuidados de saúde, decorre da colaboração entre a PAFIC e a Lean Health Portugal (LHPT) e com apoio da ROCHE. Esta organização tripartida resulta da união de esforços das três partes, visando o desenvolvimento e fortalecimento de projetos de Integração de serviços e cuidados de saúde, na mobilização de outros serviços e departamentos das suas organizações de saúde, promovendo o trabalho multidisciplinar e em equipa e a melhoria contínua na prestação de serviços ao utente e outros clientes, sejam eles internos ou externos.

Juri

Conheça o Júri aqui

Objectivos

O objetivo do INTEGRAR+ é reforçar o apoio às equipas multidisciplinares na melhoria dos seus processos na prestação de serviços e cuidados de saúde a clientes internos (outros serviços ou departamentos) ou externos (utentes/ família ou cuidadores/acompanhantes /parcerias), recorrendo à metodologia e ferramentas Lean e ao ciclo da melhoria contínua G-PDCA (Grasp – Plan, Do, Check, Act).

Público Alvo

O INTEGRAR+ dirige-se às diferentes áreas e unidades que considerem relevante a Integração de serviços e cuidados de saúde, que serão os Promotores do Projeto. Eixos de Intervenção dos Projetos: A candidatura ao INTEGRAR+ deve refletir uma abordagem holística, que assume a perspetiva da pessoa com doença (necessidades, valores e preferências), dos seus cuidadores e família, e das comunidades, como participantes e beneficiários dos serviços e cuidados de saúde. Deverá compreender pelo menos uma de 4 dimensões de integração: Clínica Profissional Organizacional Funcional

TEM UM PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE CUIDADOS QUE QUER IMPLEMENTAR OU MELHORAR?

A escolha é da equipa que se candidata. São vários os eixos que podem ser trabalhados mas a decisão é da equipa. No programa INTEGRAR+ as equipas são multidisciplinares mas o Gestor de Projeto terá de ser um profissional que seja parte integrante do processo escolhido O INTEGRAR+ terá a duração de 5 meses teórico-práticos e 3 meses de acompanhamento para sustentabilidade, para as 3 equipas selecionadas para esta última fase. No final dos 5 meses teórico-práticos as 12 equipas apresentam remotamente o seu trabalho ao júri, no dia a combinar entre todos. Nesta fase, serão selecionadas as três equipas que terão a continuidade de acompanhamento.

Candidaturas encerradas

Notícias

Artigo de Maio

ARTIGO DO MÊS DE MAIO A PAFIC divulga mensalmente, um artigo, ou outra publicação , que possa contribuir para reforçar o conhecimento sobre Integração de Cuidados dos nossos associados e leitores. O artigo do mês de maio, embora seja datado de 2013, continua atual e ajuda a organizar  ideias sobre

Ler mais »
Arquivo

Contacto