Maio 11, 2022

INTEGRAR+

 

 

TEM UM PROJETO DE INTEGRAÇÃO DE CUIDADOS QUE QUER IMPLEMENTAR OU MELHORAR?

A escolha é da equipa que se candidata.
São vários os eixos que podem ser trabalhados mas a decisão é da equipa.   
No programa INTEGRAR+ as equipas são multidisciplinares mas o Gestor de Projeto terá de ser um profissional que seja parte integrante do processo escolhido

Programa decorre entre Setembro de 2022 e Janeiro de 2023

 
 

Data Limite para candidatura, 24 de Julho de 2022

O Programa INTEGRAR+ destinado a projetos de Integração de serviços e cuidados de saúde, decorre da colaboração entre a PAFIC e a LeanHealth Portugal (LHPT) com o apoio da ROCHE.Esta organização tripartida resulta da união de esforços das três partes, visando o desenvolvimento e fortalecimento de projetos de Integração de serviços e cuidados de saúde, assentes na mobilização coordenada de vários atores, serviços, departamentos e organizações, promotores do trabalho interdisciplinar e em equipa, e orientados para a melhoria contínua na prestação de serviços aos utentes e à população em geral.O Programa INTEGRAR+ destinado a projetos de Integração de serviços e cuidados de saúde, decorre da colaboração entre a PAFIC e a LeanHealth Portugal (LHPT) com o apoio da ROCHE.Esta organização tripartida resulta da união de esforços das três partes, visando o desenvolvimento e fortalecimento de projetos de Integração de serviços e cuidados de saúde, assentes na mobilização coordenada de vários atores, serviços, departamentos e organizações, promotores do trabalho interdisciplinar e em equipa, e orientados para a melhoria contínua na prestação de serviços aos utentes e à população em geral.
O objetivo do Programa é reforçar o apoio às equipas interdisciplinares orientado para a melhoria dos seus processos na prestação integrada de serviços e cuidados de saúde, com parceiros internos à instituição (outros serviços ou departamentos) ou externos no sector da saúde ou envolvendo outros sectores (outras instituições e organizações, utentes, cuidadores/acompanhantes), recorrendo à metodologia e ferramentas Lean e ao ciclo da melhoria contínua G-PDCA (Grasp – Plan, Do, Check, Act).
O Programa pretende apoiar projetos que promovam:
  • A melhoria de processos internos integrados em pelo menos um dos fluxos de valor (percurso do utente, cuidador/acompanhante, informação, medicamento, profissional de saúde);
  • A eliminação de desperdícios nas atividades realizadas;
  • A eliminação de atividades consideradas desperdício;
  • A minimização de actividades sem valor acrescentado em saúde;
  • A melhoria de atividades com valor acrescentado em saúde;
  • O trabalho em equipa e interdisciplinar;
  • Uma gestão de proximidade e no terreno.
“Terminou ontem dia 24 de Julho o prazo para apresentação de candidaturas ao Programa INTEGRAR +.

É com enorme satisfação que recebemos 34 candidaturas, de Norte a Sul do País e Ilhas, onde encontramos como promotores 9 organizações hospitalares, 3 ULS, 5 ACES, 3 organizações do sector social, 1 município, o INEM.

Destas equipas o Júri irá escolher as 12 que irão começar o programa de desenvolvimento de projetos de integração, em Setembro e que decorrerá ao longo de 5 meses"

 

O INTEGRAR + é uma parceria entre a PAFIC , a Lean Health Portugal e a Roche, e será todo ele desenvolvido através da plataforma “House of Lean".

“O prazo para apresentação de candidaturas ao Programa INTEGRAR + terminou no dia 24 de Julho. É com enorme satisfação que recebemos 34 candidaturas, de Norte a Sul do País e Ilhas, onde encontramos como promotores 9 organizações hospitalares, 3 ULS, 5 ACES, 3 organizações do sector social, 1 município, o INEM. Das equipas o Júri selecionou as 12 que irão começar o programa de desenvolvimento de projetos de integração, em Setembro e que decorrerá ao longo de 5 meses" O INTEGRAR + é uma parceria entre a PAFIC , a Lean Health Portugal e a Roche, e será todo ele desenvolvido através da plataforma “House of Lean". Verifique aqui a lista com as candidaturas selecionadas.
INTEGRAR+ tem como objetivo apoiar 12 candidaturas de iniciativas de melhoria cujos promotores são as equipas interdisciplinares no desenvolvimento de projetos micro e meso

O Programa tem como um outro objectivo, após a primeira fase, apoiar 3 equipas vencedoras na sustentabilidade das melhorias propostas e das huddle meetings, durante os meses de janeiro a março de 2023, nos dias previstos na calendarização do Programa, em horários a definir com as equipas.

O Programa visa ainda encorajar a continuidade de iniciativas de melhoria aplicadas ao nível da Integração de serviços e cuidados de saúde, através do acesso dos participantes ao Programa e recursos disponíveis na plataforma House of Lean, até ao final do ano 2023.

Os processos intervencionados podem ser internos ou externos. Internamente, podem ser analisados os processos das responsabilidades diárias, ou externamente onde se analisarão as interações com outros serviços da organização ou outras organizações ou com o próprio cliente/utente/doente.

O projeto pode estar relacionado com um dos seguintes eixos de intervenção: A candidatura ao Programa INTEGRAR+ deverá ser realizada seguindo o princípio da centralidade nas pessoas, reflectindo uma abordagem que assume a perspectiva dos indivíduos, cuidadores, família e comunidade, como participantes e beneficiários dos serviços e cuidados de saúde, organizados em função das necessidades compreensivas dos mesmos e não em doenças, e que respeitam as suas preferências.

Deverá compreender pelo menos uma de 4 dimensões de integração:

Clínica

Profissional

Organizacional

Funcional

O Promotor de Projecto é a equipa interdisciplinar, proveniente de uma organização ou diferentes organizações de saúde ou de base comunitária. Assim, os Promotores de Projecto podem ser de organizações como:

Promotores:

Hospital

ACES

Sector Social

Município

Cuidados Continuados

Organizações Não Governamentais

Associações de doentes

Conhecimento prático na implementação de projetos de melhoria

No decorrer do Programa, os participantes contactam com a filosofia, pensamento e ferramentas Lean e de Melhoria Contínua, não só do ponto de vista da teoria, mas acima de tudo na prática, podendo com as competências adquiridas dar continuidade à melhoria dos seus processos, após o término do mesmo.

Acompanhamento na implementação das melhorias

A equipa com a melhor avaliação será acompanhada, por uma equipa de consultores da Lean Health Portugal, na implementação.

Facilitação e disponibilização de conteúdos

Por ser um programa assente nos princípios do action learning, trabalha-se processos reais, garantindo melhorias adaptadas à realidade do serviço em causa. Os facilitadores acompanham o decorrer dos trabalhos, acrescentando múltiplas perspetivas, enriquecendo a experiência. Adicionalmente, são disponibilizados conteúdos, manuais e templates para utilização livre.

O caminho da integração de cuidados de saúde, onde se insere o projeto INTEGRAR+, promovido em boa hora pela PAFIC, impõe-se como um imperativo ético, pelo bem comum que potencia e que advém da promoção da saúde, segurança e qualidade de vida dos nossos concidadãos, famílias e comunidades, nomeadamente em situação de maior risco e vulnerabilidade. Para este percurso, certamente conducente à criação de valor em saúde pelos ganhos de efetividade e eficiência que aporta ao nosso sistema de saúde e, em particular, ao Serviço Nacional de Saúde, estamos obrigados a repensar os modelos de organização da prestação de cuidados, centrados na resposta às necessidades dos nossos beneficiários, onde a mobilização das competências dos diferentes profissionais de saúde e da área social, assim como, dos diferentes contextos de prestação de cuidados, será imprescindível. Pela nossa saúde e vida, temos a responsabilidade coletiva de promover esta cultura integrativa e colaborativa face à complexidade crescente das respostas que temos que assegurar. Pela mais valia dos projetos apresentados no âmbito desta iniciativa, considero estarmos no bom caminho. Continuemos…
Manuel Oliveira
Membro Juri Projeto Integrar +
“Nos projetos a concurso do INTEGRAR+ podemos antecipar os vários rumos que o SNS do futuro pode tomar. Dezenas de equipas multidisciplinares colaboram para solucionar por autoiniciativa e através da integração de cuidados os seus desafios locais. Muitas destas soluções testadas localmente poderão ser novos modelos de cuidados integrados para o SNS do futuro. Agora só precisam de atenção e apoio pelos decisores políticos de saúde. Alguns desses rumos poderão ser o caminho certo para responder aos desafios do futuro. Não percamos esta oportunidade.”
Cristiano Figueiredo
Membro Juri Projeto Integrar +
“Foi um prazer participar como membro de juri desta grande iniciativa. Obrigado pelo convite”
Cláudia Vaz
Membro Juri Projeto Integrar +